Modelos de Dashboards

Envie seu modelo de dashboard para ser veiculado neste blog.


Informe seu nome e país.
Participe!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Comparando divergências em duas colunas

Que tal começar com um problema comum no escritório.

Você está abarrotado de trabalhos criando inúmeros relatórios "pra ontem", quando seu chefe te chama e pede para comparar duas colunas e informar se há divergência entre elas, linha por linha.

Então você faz aquele ar de preocupado, tenso e sobrecarregado com o papel em mãos. Usa o Scanner para  transferir os dados para o Excel e usa a fórmula básica da planilha abaixo.



Aguarde novo link.

Cadastro e Recadastro

No decorrer dos dias, novos materiais serão postados  com respectivos links para download, totalmente grátis.

São exercícios especiais e avançados com novas perspectivas.

Novos posts abordarão relatórios gerenciais para ilustrar o mundo real das grandes corporações.

Detalhe: Somente os seguidores terão acesso a estes novos materiais. Assim, torne-se um seguidor e não se arrependerá.

Peço aos seguidores antigos que refaçam o cadastro novamente. O seguidor que se recadastrar, receberá uma material especial como brinde.

Ney Bastos

segunda-feira, 2 de julho de 2012

O mundo dos Slicers

Quando tive o primeiro contato com os Slicers no Excel 2010, um insight percorreu minha mente e percebi que um novo mundo estava surgindo a minha frente. Novas idéias começaram a borbulhar e me perturbar, tanto que na mesma noite não consegui dormir direito. Percebendo que seria uma longa noite, coloquei caneta e papel na cabeceira antes de deitar. Durante a madrugada, por várias vezes, acordei com idéias mirabolantes sobre como associar os slicers ao material existente. Rabisquei várias folhas e algumas interrogações ficaram a deriva.

Iniciei o desenvolvimento de um dossiê sobre Slicers no Excel 2010 denominado de "Slicers e os 3Fs", onde associo técnicas avançadas com funções, fórmulas e ferramentas.

No primeiro embate, será apresentado a combinação de Slicer + ìndice + tabela dinâmica + imagens que resultou no "Catálogo de Imagens gerenciado por Slicers".


Com esta combinação acima, serviu para solucionar um velho problema que me perturbava constantemente: Como apresentar o projeto de gerenciamento das embarcações com estatísticas e mapas dos municípios equivalentes?

Agora isto é possível. Usando slicers para filtrar informações, obtemos resultados satisfatórios em tabelas sintetizadas, vinculadas a gráficos dinâmicos e uma área pré-definida para imagem variável que é substituída com o mapa do município envolvido.

Mais uma vez faço uma ressalva importante: 
Técnicas avançadas sem VBA e com resultados satisfatórios. Material leve e dinâmico.

Material concluído, então, agora é repassar o conteúdo do passo a passo que ainda está em rascunhos para o pdf.

Longe de terminar, novos testes estão sendo feitos com a combinação de fórmulas + tabelas dinâmicas e slicers com objetos, mapas e filtros de informações.

O importante é que quanto maior o desafio, maior é o estímulo para decifrar os enigmas do Excel. 

Excel está no sangue, corre nas veias.

Aguarde novo link.